Apresentação, Álec

Não sou muito bom com palavras. Mas penso que talvez a criação de um blog seja algo que me fará aproximar delas, então venho por meio deste 'transmitir' pensamentos que aparecerão, sem qualquer ordem em uma humilde cabeça que é bombardeada por informações a todo instante igual a de todos.

Apresentação, Paulo

Odeio apresentações, mas achei necessário... Então estou me apresentando. Meu objetivo no blog é o mesmo do nosso colega Álec, vou tentar escrever o que se passa na cabeça. Tomara que todos vocês que cheguem a ler [como se fossem vários.. mas tudo bem] gostem.. Se não gostarem, também não ligo... É isso aí.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Patriotismo?

  Hoje, deparei-me com uma frase mais ou menos assim: "Patriotismo brasileiro. Todo brasileiro é patriota independentemente de qualquer coisa.". Logo me veio à cabeça uma outra frase: "Sou brasileiro e não desisto nunca!" (desconheço a autoria de ambas citações). Será  que esse patriotismo condiz com a realidade nacional?                Será que essas frases devem ser levadas a sério? Estava aí , algo realmente interessante para refletir.
  Ao andar nas ruas, ao navega pela internet, ao dormir escutando seu ídolo internacional (no iPhone, para quem pode, ou em um mp3 de trinta reais, para quem não pode), a todo instante vemos um Brasil cada vez mais "norte-americanizado", com suas (ou será deles?) multinacionais tomando o lugar de empresas nacionais. Não sou nenhum estudante de Geografia, História, Sociologia, Antropologia ou qualquer outra coisa relacionada intimamente com assuntos afins, mas sou brasileiro, de algum modo devo ter alguma opinião, afinal, onde está tal patriotismo?
  Por que nossa língua é chamada de Língua Portuguesa? Devia-se chamar de Língua Brasileira, afinal somos brasileiros e não portugueses.
  Patriotismo deveria ser inefável, sentido e exercido efetivamente em todos os âmbitos da sociedade. Só assim haverá um Brasil brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário